sexta-feira, setembro 10, 2004

 

Sugestões de Fim-de-Semana (10-09-04)

Para quem já habitualmente lia o meu Blog no Sapo, sabe que sexta-feira é dia de sugestões de fim-de-semana (isto soa a TVI, tipo "Domingo é dia de Prof. Marcelo -lol-) por isso e para não fugir à regra a tradição mantém-se e este fim-de-semana as sugestões passam por um passeio no comboio a vapor do Douro e por um DVD:


Comboio a Vapor do Douro



Muito antes do conhecido TGV, ou do nosso moderno Pendular, mesmo no inicio do Séc. XX o comboio a vapor imperava e trouxe o progresso e muita alegria a diversas partes do nosso território.
No entanto, ao longo dos anos a CP tem fechado inúmeras linha, com belas paisagens naturais, devido à falta de passageiros, mas algumas têm sido aproveitadas para fins turísticos, sendo o exemplo máximo a Linha do Douro.

Recorrendo a uma locomotiva Henschel de 1923 e a 5 carruagens típicas de madeira, a CP, entre Maio e Outubro, leva a cabo todos os Sábados "um regresso ao passado", ao tempo do vapor.


Com partida da Régua pelas 15:00, a viagem contempla todo o percurso do Douro até ao Tua, podendo-se vislumbrar uma paisagem maravilhosa, Património Mundial, e onde
sobressaem as vinhas, as quintas históricas e brasonadas, o deslumbre do rio, os barcos com turistas que passam, as barragens com as enormes comportas...

De quando em quando o comboio passa por um túnel e fica tudo escuro e enfumaçado, mas era assim antigamente, não havia ar condicionado, e as carruagens possuíam pouco isolamento.

Na estação do Pinhão a paragem é obrigatória. A máquina precisa de água, sim que as máquinas a vapor têm os seus caprichos... São 15 minutos em que podemos fotografar a paisagem, conversar, ou apenas contemplar todo o processo pois isto não se vê todos os dias... (os pendulares não precisam de parar para reabastecer de água)


Seguindo a viagem, a CP reserva outro atractivo, uma actuação de um Rancho Folclórico "à moda dos anos 30". É uma altura pitoresca e que é sempre divertida e com grande valor etnográfico.
Mesmo apenas a 30/40 Km/h eis que se chega ao Tua, local onde é feito o término desta parte da viagem. Aqui enquanto a máquina faz inversão de marcha (há moda antiga e demorando 45 min.) e a CP oferece um buffet a todos os passageiros e um "Porto de Honra".


Após esta paragem e perto das 18:00 é hora de fazer o percurso inverso e voltar à Régua. Contemplando sempre a paisagem e o gozo de andar de comboio a vapor.
Pelas 20:00 termina a "aventura"!! No entanto andava-se muito mais! :)


Para fazer esta viagem é preciso comprar, como é obvio, um bilhete especial em qualquer estação da CP, sendo que o custo é de cerca de 30€/pessoa. Um pouco caro poderão dizer alguns... mas vale a pena tendo em conta tudo o que nos é oferecido, o dinheiro no fim de contas é dado por bem empregue!!


DVD - Bem me quer, Mal me quer


Confesso que sou suspeito ao escrever esta crítica pois desde "Amélie" sou completamente apaixonado pelo trabalho de Audrey Tautou (sim, este é o nome da actriz mais conhecida por Amélie...) no entanto, com o passar dos tempos penso que esta actriz já deu provas de que
"Amélie" não foi um caso isolado e tem demonstrado que é sem dúvida a melhor actriz a actuar em França nos últimos tempos.

Realizado em 2002, logo após "Amélie", pela realizadora Laetitia Colombani, este filme chega-nos agora em formato DVD, estando disponível em todos os "bons videoclubes" de Portugal.


O filme é surpreendente... com duas partes totalmente distintas... aparentemente a história é simples, Angelique (Toutou) estudante de Artes está apaixonada e torna-se amante de um conhecido Cardiologista de
Bordéus, do qual a esposa está gravida. No entanto ao que parece ele falha em tudo o que promete a Angelique, desde jantares, encontros, uma viagem para Florença.... mas será tudo tão linear? Será tudo tão real ou a ilusão de um amor??
Fica a dúvida...

Um filme apaixonante, com uma fotografia muito boa, e com uma banda sonora ao nível de Amélie! Não percam!!


Divirtam-se e "turistem" muito neste fim-de-semana!!


  Arquivo