sexta-feira, setembro 24, 2004

 

Sugestões de Fim-de-Semana (24-09-04)

Bem e esta semana voltamos às tradicionais sugestões... e então que tal...



Polinésia Francesa

Ok era a brincar, mas digam lá que não era o paraiso??? :p
bem, segundo o Instituto de Meteorologia, no fim-de-semana, o tempo vai estar como no pico do Verão, com sol e muito calor, por isso uma sugestão incontornável é uma ida à praia mais próxima para recuperar o bronze perdido... sem duvida irressistivel!! ;)
Para aqueles que preferem ir passear em vez do "escaldão" da praia a sugestão vai para o "berço" do turismo rural português, o Piodão



A aldeia do Piódão fica a 45 Km de Arganil sendo o melhor acesso pelo IP3. Vira-se na saida para Arganil, passa-se por Coja e depois é só seguir a estrada até ao Piódão, uma das 10 Aldeias Históricas de Portugal. O Piodão é desde 1978 classificada como Imóvel de Interesse Público, o que deu um grande impulso ao turismo sendo hoje uma referência a nível nacional e internacional. Nos últimos anos, com a ajuda de verbas comunitárias, têm sido feitas obras de conservação do seu património arquitectónico e corrigidos alguns abusos que foram praticados no seu aspecto tradicional.

A aldeia situa-se no fundo de um sinuoso vale, sendo a descida até ao Piodão tortuosa mas fantástica. Ao chegar muitos visitantes dizem: "Chegámos ao fim do mundo..." E é quase verdade... o Piodão é um beco sem saída, sem rede para telemóvel, isolada do resto do mundo e longe das cidades... ir ao Piodão é recuar séculos e séculos e séculos...

Se na descida toda a envolvência é verde, no piodão "tudo é xisto"... o xisto está presente nas casas, no pavimento, nos muros e até nos "souvenirs"... Graças aos fundos comunitários a aldeia aparece-nos homogénea, tendo as casas a traça de há séculos, sem antenas de TV e outros adereços que povoam as aldeias de hoje em dia. As casa são construídas de rocha e barro, com cobertura de lousa, sendo na maioria de 2 andares. As Janelas típicas são tipo guilhotina e as torsas dos vãos em madeira. Nas portas de cada casa é possivel observar-se uma cruz que segundo os locais servem "para protecção contra trovões" que abundam no Inverno. No entanto estas casas têm uma particulariedade, as janelas e tudo o que seja madeira é pintado de azul, o que distingue o Piodão de qualquer outra aldeia de Portugal. O efeito é fabuloso.
Para além do passeio em lazer pela aldeia, os mais radicais podem optar pelos 3 trilhos pedestres muito bem marcados. No entanto é também possivel ter uma visita mais cultural visitando a Igreja Matriz, que não deixa ninguém indiferente pela sua arquitectura "arredondada" com quatro finas torres cilíndricas rematadas por cones. Outra particulariedade da Igreja é a cor. Toda ela é branca... parece uma casa Alentejana e por isso ninguém deixa de notar a sua presença. Ainda a visitar a Capela de S. Pedro, os chafarizes típicos, a Eira Comunitária e muitos outros locais.

Outro aspecto de destaque é a Gastronomia. É imperativo provar o Cabrito e a Chanfana num dos 4 restaurantes tipicos, e é igualmente essencial saborear a aguardente de medronho e mel, um produto bem típico da aldeia, docinho, mas que convém não abusar, em especial por quem vai guiar.

Para aqueles que querem passar mais que um dia neste paraiso, há a possibilidade de pernoitar na Pousada da Inatel a 500 metros da aldeia, mas bem mais tradicional é dormir numa das 10 casas de Turismo Rural, que existem. Basta chegar ao centro da aldeia e pedir informações. (De notar que alturas como Verão, Páscoa, Ano Novo requerem reserva antecipada)
Boa estadia...
Como nem todos estão numa de praia ou campo, fica a típica sugestão de cinema, com a estreia da semana, que é o filme "A Vila"

Este filme da autoria de M. Night Shyamalan (realizador de "O 6º Sentido e "Signs" e considerado por muitos o "Hitchcock do Séc. XXI) conta com um elenco de luxo com nomes como Joaquin Phoenix, Adrien Brody, William Hurt e Sigourney Weaver. Ainda não vi o filme mas a Sinopse do filme é:
"À primeira vista, parece uma vila perfeita, mas a pequena comunidade fechada vive com o medo de criaturas terríveis que habitam os bosques envolventes. O receio é tal que ninguém se atreve a sair dos limites da vila. Mas quando Lucius Hunt tenciona atravessar esses limites, esta atitude ameaça mudar para sempre o futuro da vila" - Promete!!

Bem quer seja no cinema, na praia ou no campo, o importante é o divertimento... por isso bom fim-de-semana e "turistem" muito!!!


  Arquivo