sexta-feira, outubro 15, 2004

 

Sugestões de Fim-de-Semana (15-10-04)

Bem como o tempo não parece melhorar, este fim-de-semana a recomendação cá do Blog é para se "turistar" no cinema mais perto... Afinal de contas estão em cartaz excelentes filmes e estreou hoje, aquele que embora seja um dos filmes mais simples que já vi, é para já o primeiro grande candidato a um Oscar de melhor filme, "Before Sunset" (Antes de Anoitecer) com Ethan Hawke e Julie Delpy.

Antes de se falar deste filme convém falar de "Até ao Amanhecer" (Before Sunrise), filme de 1995 de Richard Linklater igualmente com Ethan Hawke e Julie Delpy. Neste filme um casal de "perfeitos estranhos de passagem" conhece-se em Viena, cidade romântica por excelência, criando-se uma relação de afinidade forte entre os dois que no entanto tem apenas até ao nascer do sol para ser explorada, pois Julie tem de apanhar um comboio. O filme retrata as poucas horas que têm para se conhecerem e para partilharem sentimentos e a louca paixão vivida em tão efémeras horas.

No final do filme os dois "amantes" combinam encontrar-se em Viena, de novo, daí a 6 meses... e assim acabava... (Quem não viu Before Sunrise, convém alugá-lo no videoclube mais perto antes de ir ver Before Sunset). Este primeiro filme explora o acaso, o destino, as relações humanas... conta com uma filmagem fabulosa, uma boa banda sonora e com uma direcção de actores excelente.

Na altura o filme foi um sucesso tremendo, sendo que a história é simples, linear e nada inovadora, mas mesmo assim consegue cativar o público não caindo nas tradicionais lamechices de um vulgar romance. Tornou-se um filme de culto.

Volvidos 9 anos de "Até ao Amanhecer" surge-nos "Antes do Anoitecer", realizado pelo mesmo realizador e com os mesmos actores. Inicialmente nos EUA quando começou a ser rodado há cerca de um ano foi logo catalogado como um filme que iria ser um "GAP" um "Flop", uma mera exploração financeira de um sucesso passado, entre outros apupos, tanto mais que o filme foi produzido por uma produtora independente, a "Warner Independent Movies"... No entanto quem anteviu isto falhou redondamente!! :)

Antes de Anoitecer recupera as duas personagens. Fica-se a saber que Julie faltara ao encontro passados 6 meses, no entanto, acaso dos acasos (ou não) após 9 anos (exactamente2004) voltam a encontrar-se por capricho do destino em Paris onde Ethan dá uma sessão de autógrafos promovendo um livro especial, sobre uma certa noite...

Se em Viena tiveram mais de 12 horas para estarem juntos, aqui têm apenas 1 hora e meia (a duração certa do filme). Todo o filme aparte dos 5 minutos iniciais gira em volta das 2 personagens... Ambos deambulam por Paris, pondo a conversa em dia, falado da vida, do que poderia ter sido, do que será.... Partilham ideias, modos de ver a vida e o amor... todo o filme é um diálogo sobre afinal o que importa na vida... sobre os padrões de felicidade, e sobre o que vale a pena! Before Sunset recorda em algumas nuances o fabuloso "Lost in Translation", na maneira como é explorada a relação, na forma como com um argumento básico e com apenas 2 actores centrais, pode criar algo de extraordinário, e relembra-nos que o cinema nem sempre é efeitos especiais, filmes complexos e diálogos pré-testados para agradar ao público... Para além de tudo isto o filme tem algo de exótico sendo que a cidade onde é filmado confere-lhe uma magia especial. Não o vejam à espera de uma lamechice... nada disso... Abram o espirito e preparem-se para algo de diferente... asseguro-vos que se entrarem no espirito do filme vão ficar fascinados! Só é pena que 80 minutos passem a correr... queria mais!!

Para já, contra todas as expectativas é o primeiro filme na grelha de partida às nomeações para Oscares!! Mas para mim independentemente disso, é sem dúvida a grande surpresa do ano!

Como nem todos estarão numa deste tipo de filme, ficam alternativas que "O Turista" recomenda!! Não as percam...



Diários de Cheguevara




O Gang dos
Tubarões




A Vida é um Milagre




Balas e Bolinhos - O
Regresso


BOM FIM-DE-SEMANA!!!

TURISTEM MUITO!! :)


  Arquivo