sexta-feira, novembro 05, 2004

 

Sugestões de Fim-de-Semana (5-11-04)


Se há para mim algo que é sinónimo de Outono são as castanhas...

Ainda hoje ia na rua e não resisti aquele cheiro fabuloso.... pena é o preço proibitivo mas enfim, o Outono não é "todos os dias" e há que aproveitar... "Quentes e boas"...

E ao que parece o Verão de São Martinho está por aí, hoje esteve um dia impecável, e este fim-de-semana multiplicam-se por todo o país as chamadas "Feiras da Castanha", certames típicos onde se pode degustar as apreciadas castanhas assadas, e beber a famosa "jeropiga", conhecendo um pouco da etnografia de cada região.

Aqui no Blog é impossível destacar todos os certames, por isso destaco um que se realiza, na minha opinião, numa das zonas mais bonitas de Portugal: a Lousã


Sábado e Domingo realiza-se a XV Feira do Mel e da Castanha da Lousã, no Pavilhão Municipal de Exposições. O certame organizado pela C.M. Lousã conta conta com o apoio da Região de Turismo do Centro e da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral.

No Sábado a inauguração da Feira está marcada para as 16:00 com a actuação de um grupo etnográfico regional. Em paralelo ocorre a abertura das tasquinhas regionais e dos diversos expositores. Nas tasquinhas pode-se petiscar do melhor da cozinha típica, mas convém "reservarmo-nos" para o jantar. Aí sim pode-se abusar saboreando a Chanfana, a Tibornada as Migas e outras iguarias, e o bom vinho regional. Na noite de Sábado haverá muita animação no recinto e a noite prolongar-se-á até às tantas.

Domingo a reabertura do certame ocorrerá pelas 14:00 com muita animação e etnografia, e pelas 17:00 vai realizar-se o "Tradicional Magusto" onde todos os visitantes são convidados a provar gratuitamente as castanhas, que "são o que dá" o nome à Feira (convém não esquecer igualmente o mel, mas o chamariz principal é a castanha). Ao longo do dia a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral distribuirá a todos os visitantes castanheiros em miniatura e outras espécies da zona, o ideal para nos transformarmos em agricultores e pouparmos para o ano uns euros em castanhas!! :) Às 22:00 encerra a Feira.

Algumas informações para quem queira ir a esta Feira:

- Para chegar à Lousã basta seguir a A1, sair em Coimbra e apanhar a EN17. São 20 min. de carro.

- Existem 2 residenciais na cidade e por perto diverso alojamento em espaço rural. Mais info é seguir o link http://www.cm-lousa.pt/alojamentos.htm

- Não perca a oportunidade de visitar a Serra da Lousã, reserve uma tarde ou uma manhã para isso, e passe pelo Posto de Turismo para obter mapas e guias! Vale bem a pena!!


Para quem não quiser ou não tiver possibilidade de ir à Lousã, eis outras Feiras da Castanha e afins que ocorrem este fim-de-semana:


  Arquivo