sexta-feira, janeiro 14, 2005

 

Sugestões de Fim-de-Semana (14/01/04)

A partir deste fim-de-semana, as habituais Sugestões de Fim-de-Semana, vão falar de uma Região de Turismo, e convidar à sua descoberta! Vamos percorrer todo o país e dar a conhecer um pouco do que melhor se pode visitar em cada região.

Como alguém a semana passada pediu que se falasse no Baixo Alentejo começamos pela Região de Turismo da Planície Dourada!!.

Esta Região de Turismo, criada em 1993, compreende os Concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, ou seja basicamente todo o Baixo Alentejo, sendo que Odemira, optou por não se incluir nesta Região.
O nome assenta-lhe como uma luva já que a grande imagem de marca desta zona do país é a sua planície, a ausência de grandes elevações, e a cor dourada é bem visível em especial no Verão que costuma ser bem seco e quente.


A Planície Dourada tem muito para oferecer, e esta oferta vai desde a sua bela paisagem, e a fauna que está presente nesta, sendo vários os que habitats estão classificados na Rede Natura 2000, passando pela história que remonta a tempos muito distantes e com variadas influências, presentes em sítios arqueológicos, castelos, igrejas, antigas minas, museus, ou simplesmente nas pequenas vilas e aldeias com as suas construções tradicionais. Outra oferta "forte" é a Etnografia reflectida na afabilidade das pessoas, e nos seus costumes populares, que encantam o visitante, e outro atractivo é a Gastronomia, inconfundível e rica que desperta os sentidos de qualquer um, e que satisfaz mesmo os mais exigentes.

É impossível destacar tudo o que há para visitar nesta bela região, mas um ponto de passagem e visita obrigatória é sem dúvida a bela "Pax Julia", a cidade de Beja. Em Beja, o ideal é estacionar o automóvel ao pé do seu Castelo e aproveitar para visitar o mesmo e a sua fantástica Torre de Menagem! Depois há o convite para descobrir a pé a cidade, perdendo-nos pelas ruas estreitas do Centro Histórico. É um regresso ao passado, por velhas igrejas, museus, casas pitorescas, antigos pedaços amuralhados, e muito mais... Uma visita ao Centro Histórico de Beja não está completa sem a degustação da doçaria típica e da gastronomia regional no "Luís da Rocha", a mais antiga e tradicional pastelaria e restaurante da cidade com mais de 1 século de existência...
Já que estamos no Centro, nada melhor que dar um pulo "ao Turismo", mesmo ao lado do "Luís da Rocha", e pedir os folhetos com os roteiros da região... A Região de Turismo propõe 4 roteiros: Terras do Pão e Vinho, Margem Esquerda do Guadiana, Campo Branco e Beja - Cidade das Planícies.
É só escolher um roteiro, dar à chave do carro e descobrir esta magnifica região do país!!!!
Fica o convite!!

Para aqueles que preferirem o tradicional DVD ou uma ida ao Cinema, esta semana existem diversas opções, com uma excelente qualidade. O Turista aconselha:
EM DVD

A Lenda de Suriyothai


Terminal de Aeroporto


Pieces of April

NO CINEMA


Maria Cheia de Graça


Shall We Dance??

Bom Fim de Semana e TURISTEM MUITO!!


  Arquivo