sexta-feira, janeiro 21, 2005

 

Sugestões de Fim-de-Semana (21/01/04)


Mais um fim-de-semana, mais uma Região de Turismo "apresentada", desta vez a escolhida é a Região de Turismo do Centro. Como o nome indica, esta Região situa-se bem no centro do país, tendo como "sede" a cidade de Coimbra. É uma Região que congrega 24 concelhos, entre os quais Coimbra, Cantanhede, Mira, Lousã, Penacova, Tábua, etc, etc...

Um dos maiores atractivos desta região e um trunfo bastante forte, é a diversidade de paisagens e tipos de cultura que oferece, pois se por exemplo em Mira estamos "à beira do mar" com uma paisagem típica do litoral, com os seus palheiros e com uma gastronomia baseada no peixe, já por exemplo em Arganil somos "brindados" com uma paisagem de Serra, com a natureza em "estado puro" na Serra do Açor e sua Reserva, com a tipicidade da aldeia do Piodão (que já aqui foi referida no Blog) e com uma Gastronomia muito rica e bastante apetecível.

Não querendo tomar partido de nenhum local, é no entanto inegável, que visitar esta Região, "obriga" a visitar a cidade dos estudantes, Coimbra.

Esta cidade, conhecida também por "cidade do conhecimento", graças à Universidade que data de 1290 é um berço de cultura, e para uma visita cuidada é necessário pelo menos um dia. Em Coimbra uma zona de visita obrigatória é à da Universidade, com os seus edifícios emblemáticos, com a Biblioteca Joanina, sumptuosa e majestosa, com a Sala dos Capelos onde num ambiente austero são prestadas as provas de Mestrados e Doutoramentos da Universidade, com a Via Latina, a Porta Férrea, o Jardim Botânico, as sempre "surreais" Repúblicas, e muito, muito mais...

Visitar Coimbra é também vaguear pelas ruas estreitas, cheias de história, descer pelo "quebra-costas" e visitar a Sé Velha, passear pela zona da baixa e ver as lojas do comércio tradicional, é também dar uma volta à "beira-rio" e andar no Bazófias (o barco turístico que faz um percurso no Mondego). Enfim, poderia ficar aqui a descrever Coimbra e tudo o que há a visitar durante "páginas e páginas", mas o melhor mesmo é deixar a descoberta por conta do visitante, e para uma ajudinha suplementar o melhor é deslocar-se ao Mercado Municipal D. Pedro V, onde se situa o Turismo de Coimbra e onde se podem obter muitas e excelentes sugestões, bem como as tradicionais brochuras que dão sempre jeito a qualquer turista!!

Para finalizar este "cheirinho" sobre a Região de Turismo do Centro, convém realçar que não há concelhos mais e menos interessantes, todos eles têm muito a oferecer, e numa Região com 24, a oferta é imensa. Por isso o conselho que deixo é que não ir apenas com a ideia de ver Coimbra, mas sim visitar uma região que merece ser vista com calma e com um espirito de descoberta. Claro que em um dia é impossível, mas num fim-de-semana já dá para ver bastante. De modo a planear a visita que tal um saltinho a http://www.turismo-centro.pt/

Para que não quiser sair de Lisboa ou do Porto, duas sugestões:

Lisboa - Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, até Domingo. É a maior Feira de Turismo portuguesa, e reconhecida internacionalmente, sendo que tem vindo a crescer de ano para ano. Não é um espaço só para profissionais, mas sim uma oportunidade para ficar a par de tudo o que Portugal tem para oferecer, bem como outros países e empresas internacionais representadas. Um dos pontos altos são as "tasquinhas" com a gastronomia regional de diversas regiões.

Porto - Exposição de Paula Rego em Serralves. É a ultima oportunidade para ver aquela que foi considerada a exposição do ano de 2004. Termina já no dia 23, e realmente para quem não viu é impreterível dar um salto ao Museu de Serralves. Em paralelo pode ser vista a exposição de Lúcia Sigalho nos dias 22 e 23, no mesmo local.

Bom Fim-de-Semana, e TURISTEM MUITO!!


  Arquivo