sexta-feira, fevereiro 11, 2005

 

Sugestões de Fim-de-Semana (11-02-05)

Como o dia 14 "está à porta" e calha a uma segunda-feira, dia de trabalho, que tal antecipar as comemorações, e desfrutar de um fim-de-semana romântico na companhia da/do sua/seu "mais que tudo"?? O Instituto do Turismo de Portugal editou umas pequenas brochuras, com sugestões de trajectos a realizar nesta "temática", e aqui no Blog destaco um a Norte, outro no Centro e um a Sul!! Assim todos podem ficar satisfeitos...

Norte // Ponte de Lima-Braga-Vidago




Partindo de Braga, depois de uma visita minuciosa à cidade e ao Mosteiro de Tibães, parta em direcção à Serra do Gerês. Delicie-se com a Pousada de Santa Maria de Bouro em Amares, e aprecie o conjunto de barragens que lhe deparam ao longo do percurso até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Saia em Montalegre e depois de um invulgar contacto com a natureza, retempere forças em Vidago com paragem obrigatória nas Termas.
A não perder - Vinho Verde, Arroz de Sarrabulho, Enchidos e Bolos de Gemas




Centro // Sintra - Cascais - Arrábida





Comece a viagem por Sintra. Esta região é sem dúvida um palco onde a natureza traz a público um exuberante espectáculo de luz. Aqui sugerimos que passeie pelo Palácio da Pena, pelas Muralhas dos Mouros e pelos Jardins de Monserrate. Faça uma visita à Quinta da Regaleira para descobrir jardins, poços, torres, lagos, estátuas e misteriosas grutas. Não se esqueça de visitar o Palácio de Seteais, hoje em dia, transformado num requintado hotel.


Siga rumo a Cascais, mas antes, pare para ver a Boca do Inferno, onde se pode admirar a força
do mar em todo o seu esplendor. Já em Cascais pesseie pelo centro, visite a marina. À noite que tal uma visita ao Casino Estoril? Poderá sempre jantar e ver um dos espectáculos.


Seguimos para o Parque Natural da Arrábida, entre a vila piscatória de Sesimbra e a cidade de Setúbal. A Serra do Risco, ponto mais alto da costa continental portuguesa, tem uma magnifica arriba que se precipita sobre o mar, a 380 metros de altura e de onde poderá usufruir de uma vista panorâmica sobre o Atlântico. Fabuloso!!

A não perder - Pescada de Espadarte de Sesimbra, Salmonetes de Setúbal, Tamboril com Poejos da
Região de Alcácer, Queijo de Azeitão, Vinhos de Palmela e Queijadas de Sintra.




Sul - Moura-Serpa-Mértola



Comecemos o passeio pela cidade de Moura. Depois de uma visita passe ainda pelo Jardim Dr. Santiago e de seguida vá até aos Moinhos da Barca a escassos 4 Km. Em direcção a Serpa, não perca o ex-libris da Vila, o Aqueduto!


Depois de visitar Serpa, onde há muito a descobrir, parta em direcção a Mértola, e eis que surge mais uma maravilha da natureza, o Pulo do Lobo. Aqui a beleza é indescritível!! O Pulo do Lobo é o
principal acidente natural do curso do Guadiana e forma a maior queda de água do Alentejo. Depois, "do pulo", dê um passeio pela Barragem da Tapada Grande na Mina de São Domingos.


Prosseguimos para Mértola, ultimo ponto do Guadiana, onde a arqueologia tem posto a descoberto o seu passado islâmico. É uma "vila museu", e local de eleição para a observação de cegonhas, que decoram a paisagem. vale a pena visitar com calma!

A não perder: Gaspacho, Açorda, Ensopado de Borrego, Nógado, Queijo e Vinho Alentejano



Cá ficaram as sugestões, desta vez não agradeçam ao Turista :p mas sim ao Instituto de Turismo
de Portugal, pois aqui o Turista limitou-se a seleccionar 3 percursos e a transcrever! ;)

Bom fim-de-semana, e Turistem Muito!!


  Arquivo