segunda-feira, setembro 25, 2006

 

A Guerra dos Semanários


Desde os meus 17 anos que todos os Sábados compro religiosamente o Semanário Expresso. Foram assim, muitas tardes na esplanada a degladiar-me com o jornal devido ao seu enorme tamanho, a tentar ler na praia e as folhas a voarem, a descobrir que a melhor forma de o ler era deitado na cama, enfim, no entanto, sempre foi o meu jornal de referência, com uma boa linha editorial, um ênfase na política e na economia, e sempre alguma parte de lazer...

No entanto, com a saída do ex-Director, José António Saraiva, comecei a notar uma certa diferença na orientação do semanário, uma debandada de colaboradores e uma perda de qualidade nas notícias, sendo que cada vez mais, grande parte das páginas eram ocupadas por publicidade, algo que chegava a incomodar.

Mesmo assim continuei a comprar, era um hábito, e ainda o é, e foi com grande agrado que vi há 3 semanas uma mudança no look do Expresso. Ficou mais pequeno, de mais fácil consulta, sendo que até se pode levar para uma esplanada e ler sem ficar com dores de braços (lol), mas no entanto este "lifting" só afectou o primeiro caderno e o de economia.
Mas pondo de parte a questão da estética, acho que este "lifting" em termos de conteúdos não se reflectiu, acho que continua a faltar algo... não sei... Para além disso os suplementos, bem... a Actual, cada vez se pauta por um maior "pseudo-intelectualismo" que acho insuportável, e a Única tem vindo a perder grande parte dos colaboradores que lhe davam um toque.. "único"...

Assim, o aparecimento do Sol (nome que acho um pouco infeliz), um novo Semanário, que tem na sua equipa toda a antiga "linha dura" do Expresso que se demitiu aquando da saída de José António Saraiva, veio trazer uma lufada de ar fresco nesta guerra dos semanários.

Admito que sinceramente me revejo mais neste novo Semanário, acho o formato estético o adequado, as notícias na linha anterior do Expresso, um bom suplemento de Economia e uma revista equilibrada. Acho que tem colaboradores de referência como o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que são mesmo uma mais valia, e ainda para mais o jornal custa só 2€ contra os 2.80€ do Expresso.

Claro que admito que este novo Semanário, tem um tom menos intelectual, mais mundano, mas acho que as noticias devem ser assim, acessíveis, não elitistas... sinceramente gosto...

Para já, compro os 2 Semanários, pelo menos até as ofertas do Expresso acabarem (os DVD´s excelentes que o acompanham), ofertas que valem logo o ataque mordaz do Sol que no seu cabeçalho como podem ver na foto, diz, "Este Semanário não oferece brindes nem faz promoções" (lol) uma clara alusão às ofertas do Expresso... É o Marketing agressivo!!

Vamos esperar para ver, qual dos dois sobreviverá... Haverá espaço para dois semanários neste pequeno país?? Qual é que vocês compram??

Boa Semana, Turistem Muito!

  Arquivo