terça-feira, outubro 17, 2006

 

Um bom exemplo

Sendo aqui a "casa do Turista" um blog que começou por falar essencialmente sobre turismo e de sugestões de viagens entre outros, fica aqui um bom exemplo de um destino que em Portugal nem sempre associamos a um grande potencial turistico (Croácia).
Este país soube recuperar da guerra, e de uma série de outras complicações, potenciando o turismo de forma sustentável e tornando-se num sério "case-study" e num local a ser visitado.

Acho que é um bom exemplo para reflectir... assim ficam os excertos, retirados do Semanário Sol:

Turismo em alta

Croácia aproveita sucesso do litoral para promover interior
A Croácia está a planear alargar a sua oferta turística com a promoção do interior do país, a par do litoral Adriático que já conta com grande notoriedade internacional

"O secretário de Estado do Turismo, Zdenko Micic em declarações à AFP, avançou que as previsões apontam para uma subida de cinco por cento das receitas turísticas este ano, para os 6,3 mil milhões de euros.

Este país, uma ex-república jugoslava com 4,4 milhões de habitantes, conseguiu recuperar progressivamente dos efeitos da guerra servo-croata, e tem apresentado um desenvolvimento acentuado do sector turístico.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, a Croácia recebeu 9,1 milhões de turistas, mais três por cento que em igual período de 2005, segundo os dados do Gabinete Nacional do Turismo.
O sector turístico gera cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PI B) croata que se elevou a 30 mil milhões de euros em 2005.

Segundo as previsões do governo, o país conta receber 11 milhões de turistas em 2010 e espera um crescimento das receitas de para 29 por cento do PIB.

A costa croata, com milhares de ilhas e ilhotas, recebeu no ano passado quase dez milhões de turistas, principalmente alemães, eslovenos, italianos e checos.

No entanto, estes mercados emergentes, com o desenvolvimento económico que têm vindo a seguir, são também encarados como potenciais emissores de turistas para Portugal. "
Boa Semana para todos! Turistem Muito!

  Arquivo