domingo, novembro 19, 2006

 

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada




Comemora-se hoje o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, uma comemoração triste... um dia que serve para lembrar milhares e milhares de pessoas que não deveriam "ter partido"...

Em diversos pontos do país, foram lançados balões por autarquias, por associações, de modo a relembrar os "que partiram", e de forma a alertar as pessoas para o drama constante das nossas estradas.

Pessoalmente, como sabem, tenho carta a apenas 8 meses, mas neste espaço temporal tenho visto de tudo na estrada. . . situações que não lembram a ninguém, e visto que por semana faço uns 600 Km tenho assistido a acidentes, a cenas lamentáveis que dão que pensar. Ás vezes penso, "como raio aquela pessoa tirou a carta??"..
Não sou um condutor perfeito, tento ser, mas sou humano claro... até hoje não tive nenhum problema, nem causei, mas lá está na estrada a atenção tem que ser mais que muita... nunca se sabe...

Por ter dado aulas 2 anos lectivos no Politecnico de Bragança, assisti ao drama associado à "estrada da morte", o IP4... diversos alunos daquela instituição perderam a vida naquele traçado, que é um "perigo em bruto..." têm sido feitas melhorias, mas infelizmente, o IP4 continua a ser uma estrada que nunca deveria ter sido desenhada como foi... claro que a culpa não é toda do traçado e decerto diversos acidentes poderiam ter sido evitados com mais bom censo na condução... A sensibilização é fundamental, e por isso dias como o de hoje são importantes!

É fulcral que quando vamos ao volante nos lembremos que um carro não é um brinquedo... nas mão erradas pode ser uma "arma"... e lá está... os acidentes não acontecem só aos outros.. por isso cada vez que pegamos num carro é bom que estejamos cientes da situação, dos perigos, e que acima de tudo tenhamos "cabecinha na condução..."

Boa semana a todos, Turistem Muito!

  Arquivo