quinta-feira, janeiro 04, 2007

 

Ainda há Pastores?


foto retirada do site do documentário

Começamos o ano aqui no Blog a falar de cinema... E de cinema português... melhor, sobre um documentário nacional...

Quem acompanha este blog há meses e meses sabe que nem sempre falo do cinema nacional pelas melhores razões, se bem que o panorama tem vindo a melhorar... Mas de tempos a tempos surgem "pérolas" como este documentário de Jorge Pelicano, que nos fazem pensar sobre o futuro promissor que se avizinha e sobre a melhoria na qualidade da produção nacional.

Aqui há pastores? é um documentário que ruma até ao coração de Portugal, à etnografia perdida nas montanhas da Serra e que acompanha as vivências, o dia-a-dia, as preocupações, as pequenas alegrias dos poucos sobreviventes nas lides da pastorícia em Portugal. É dado um especial ênfase a Hermínio, o pastor mais novo, que na sua autenticidade provoca rasgados sorrisos ao longo do filme, bem como reflexões sobre onde está a felicidade nas nossas vidas...
Todo o filme é saboreado minuto a minuto, segundo a segundo... É a mais pura autenticidade... nua e crua...

Se a ideia era por si só interessante, ao juntar-se a isto uma fotografia irrepreensível, uma sonorização interessante, uma montagem digna de registo entre outros, estamos na presença de um documentário que nada deve aos realizados "lá fora"... Magnifico!
Este documentário tem vindo a ser exibido em pequenas salas desde há 3 meses, e passou na integra na SIC Noticias no dia 28 de Dezembro. Depois no Jornal da Noite passaram 14 minutos do mesmo que chegaram para aguçar a curiosidade de muitos portugueses.
Agora a ideia dos autores é comercializar em DVD... Pena não passar nas salas de cinema, mas entende-se...
Por mim ficarei a aguardar pelo DVD que vou comprar com toda a certeza...
Para quem não viu ficam 3 excertos, do Youtube, disponibilizados pelos autores:





Bom Ano! Turistem Muito!

  Arquivo